O uso da madeira para composição de ambientes externos e internos é fundamental se a idéia é ter espaços confortáveis e com detalhes mais rústicos, mas requer manutenção principalmente no cuidado com os fungos e cupins. Isso acontece porque, devido à formação e alastramento das colônias de insetos, a infestação pode comprometer todo o mobiliário, portas e janelas da casa.
De um modo geral, a principal forma de conservar e manter a boa aparência desse material, além de prolongar suas principais propriedades, é cuidar de sua camada de proteção e acabamento, seja essa camada verniz, selador, resina, laca, pintura, cera ou parafina.
Algumas dicas de como cuidar de suas peças de madeira e deixá-las sempre bem conservadas e bonitas:
Proteção: Sempre que possível recolhê-las para locais protegidos do sol e da chuva. Para mantê-las bonitas, recomenda-se aplicar impregnante stain após os primeiros seis meses de uso e depois anualmente.
Água: Em caso de contato excessivo com a água, a madeira pode se expandir, desalinhando o encontro de peças com fibras de sentido oposto, causando dificuldades de articulação.
Limo: Em ambiente externo o ideal é limpar constantemente (uma vez por quinzena, pelo menos) para tirar o “limo” formado pela junção de poeira e água. Além desse limo, a poluição acumulada configura outro grande problema, já que ambos interagem de forma negativa com o verniz, promovendo um desgaste prematuro do acabamento.
Decomposição: Sem acabamento, a madeira volta ao seu processo de decomposição natural. O acúmulo visível num primeiro momento, passa a impressão de abandono, e num segundo momento, quando a madeira já está sem a proteção, os danos vão de desbotamento e manchas, até trincas e rachaduras.
Produtos: Limpe sempre sem raspar, usando panos e produtos de limpeza que não agridam a madeira. Nunca use produtos à base de petróleo, cloro, solventes ou álcool.
Verniz: É recomendado reaplicar a cada dois anos a camada de verniz (diversos fatores podem alterar esse tempo). Com o verniz fraco, a madeira retoma seu processo de decomposição, descolore, absorve água e sujeira, podendo ainda trincar e rachar.
Insetos: Para desaparecer com pequenos buracos feitos por insetos, utilizam-se palitos ou pequenas lascas de madeira para tampá-los. Para isso aplique cola dentro dos buracos, a seguir enfie os palitos com força e deixe secar. Depois de seco, corte os palitos junto à tábua e lixe com lixa fina para acertar.
Fungos: Os ataques de fungos, que causam o apodrecimento da madeira, são o resultado da permanência no sol ou na chuva. Ficar ao tempo é o principal fator para o aparecimento de grandes quantidades de fungos. Alta umidade e calor também colaboram. A melhor solução para madeiras expostas são os vernizes. A manutenção também é extremamente fácil, uma vez que se aplica uma nova camada sobre a anterior. Em geral já com inseticidas e fungicidas.
Brocas: Podem atacar todo o tipo de objeto em madeira e papel, fazendo verdadeiras avenidas no interior de móveis ou livros. O aparecimento de quantidade de “areia” e “poeira” (de madeira) junto ao objeto infestado é indicação de que elas já estão presentes.
Cupins: Se eles se instalam no interior da madeira seca, uma das poucas maneiras de saber que o cupim está lá é pelo aparecimento de camada de pó de madeira (parecido com areia) no chão embaixo do local de infestação. Na madeira úmida ou molhada (enterrada) o cupim é mais difícil de ser descoberto. Afinal tanto podem ter seu ninho feito “com terra” acima como abaixo do piso. Mas uma maneira eficaz é verificar se existem sinais de terra “fresca”, em armários de áreas úmidas como na cozinha, banheiro, área de serviço, caixas de interruptores ou tomadas, rodapés, etc. Se for descoberta uma infestação, e a injeção do produto não for possível no local, é melhor se aconselhar com um profissional da área.
Preservação da madeira
O uso da madeira para composição de ambientes externos e internos é fundamental se a idéia é ter espaços confortáveis e com
leia mais31/03/2017
Cuidados com a madeira
O principal cuidado que se pode ter com a madeira é manter sua pintura em dia, pois ela cria uma camada resistente e impermeável
leia mais31/03/2017